Ministério da Hotelaria e Turismo
Turismo

Manila alberga VIª Conferência Internacional de Estatística do Turismo

Sob o ano Internacional do Turismo sustentável para o Desenvolvimento (2017), o Governo da República das filipinas e da Organização Mundial de Turismo (OMT) estão a organizar a sexta Conferencia Internacional de Estatística do Turismo em Manila de 21 a 24 junho 2017, dedicado a medição do Turismo sustentável.

O Turismo sustentável é cada vez mais um lugar nas prioridades Nacionais, dado o seu papel ao serviço do crescimento económico, inclusão social e proteção dos recursos naturais e Culturais. É agora uma observação feita ao mais alto nível Internacional, sabendo que a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou varias resoluções a tomar nota do papel do Turismo para o desenvolvimento sustentável, incluindo a implementação do programa de 2030 e seus objectivos desenvolvimento sustentável. Por isso. É necessária ser capaz de confiar em evidencias para informar politicas e monitorar o progresso.

Uma parte importante da conferência será a apresentação do primeiro esboço do novo quadro estatístico para o Turismo, integrando as diferentes dimensões do Turismo sustentável (Economico, Ambiental e Social), refentes a diferentes escalas espaciais (Globais, Nacionais e sub nacionais).

Mais do que um exercício técnico, este trabalho de desenvolvimento e aplicação de um quadro estatístico par a queda do Turismo sustentável á OMT, como parte de uma abordagem altamente estratégico que exige mobilização das partes interessadas, a coordenação inter - Institucional e impulso politico.

Os participantes vão discutir o andamento metodológico, explorar questões que tem surgido recentemente e aprender com experiências pioneiras desenvolvidas a nivel Nacional na área de medição.

A conferência de Manila reunira pela primeira vez os Ministros, directores de estatísticas, especialistas na elaboração de políticas e estatísticos que trabalham em questões de desenvolvimento sustentável, meio ambiente e turismo.